A literatura é um dos formadores da sociedade. Ler e consumir conteúdos escritos, sejam de ficção, sejam de não-ficção, é fundamental em todas as fases da vida para fomentar a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico e o vocabulário. Além de escritores e editores, outro profissional fundamental para a promoção da leitura e da cultura é o vendedor de livros, também chamado de livreiro.
No dia 14 de março comemora-se o Dia do Vendedor de Livros. Você conhece a profissão? Saiba mais sobre as atribuições, áreas de atuação, formação e salário médio de um vendedor de livros neste artigo do Caderno Nacional!
O que faz um vendedor de livros?
O nome da profissão é autoexplicativo: o vendedor de livros é responsável por comercializar livros de diferentes gêneros e naturezas para diferentes consumidores. Para isso, ele deve conhecer bem o catálogo literário que tem a oferecer, que pode ser bastante diverso. Além disso, dependendo da área de atuação do profissional, seu dia a dia pode ser bem diferente.
Profissionais que atuam em livrarias e sebos, por exemplo, devem ser responsáveis por oferecer os livros a seus consumidores, explicar o que cada gênero literário aborda, conhecer o estoque da loja e saber manejar o sistema de venda, caso seja eletrônico, para efetuar a venda.
Profissionais que atuam de forma autônoma, por exemplo, têm entre suas atribuições o contato com editoras para pegar os originais impressos e a divulgação offline ou online de suas vendas, além de também conhecerem o estoque que têm a disposição e terem conhecimento a respeito dos gêneros literários que vendem.
Ainda, o livreiro pode atuar como profissional de vendas de uma editora, tanto didática quanto paradidática. Dessa forma, suas vendas são para outras empresas e organizações (livrarias, escolas, universidades, bibliotecas públicas, entre outras), caracterizando um comércio B2B (venda para empresas), em vez de B2C (modelo citado anteriormente, de venda para o consumidor direto).
Nesse caso, ele deve entender de quais livros a empresa necessita e atentar-se às novidades do mercado para oferecê-las aos compradores.
Quais as áreas de atuação de um vendedor de livros?
Como informado no tópico anterior, o vendedor de livros pode atuar, em linhas gerais, de três formas diferentes: como funcionário fixo de uma livraria ou sebo, como vendedor independente/autônomo e como profissional de vendas de uma editora de livros.
Como se tornar um vendedor de livros?
Para atuar como vendedor de livros, é necessário ter o ensino médio completo. Embora nem sempre seja exigida graduação completa, alguns cursos podem complementar o trabalho do profissional, como Letras, Editoração, Jornalismo, Administração e outros.
A atuação na área exige conhecimento em Vendas, que pode ser adquirido também com cursos técnicos e livres, curiosidade e interesse pelo universo literário. Para profissionais que queiram atuar como livreiro independente, pode ser importante abrir um CNPJ na modalidade MEI como Livreiro Independente.
Quanto ganha um vendedor de livros?
De acordo com o portal Salário, a remuneração mensal média de um vendedor de livros no Brasil é de R$ 1.260,00. No entanto, o valor é comumente atribuído a profissionais contratados em regime CLT em tempo integral; com isso, o valor pode variar conforme a modalidade de trabalho.
Encontre sua próxima oportunidade no Caderno Nacional
O Caderno Nacional é um dos maiores portais de vagas do país. Com mais de 15 mil vagas abertas por todo o Brasil, nossa plataforma é pensada para te conectar com os maiores contratantes do país e alavancar sua vida profissional!