Radiologista - O que faz, salário, formação

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 08/11/2021. Atualizado em 23/05/2025

Tempo estimado de leitura:

Neste texto do Caderno Nacional, entenda mais sobre a carreira de radiologista e saiba como se tornar um profissional da área!

A Radiologia é uma área que se utiliza de diferentes tipos de radiação para realizar diferentes tipos de trabalhos. Ela costuma ser uma especialização de diferentes formações, como medicina, medicina veterinária, metalurgia, entre outras. Neste artigo, saiba mais sobre a função de um radiologista, suas possibilidades profissionais, formação necessária e remuneração média no país!

 

O que faz um radiologista?

Radiologista é o profissional responsável por utilizar a radiação em seu cotidiano. Conforme explicado acima, a radiologia é geralmente uma especialização de outra área; desta forma, ao nos referirmos a um radiologista, quase sempre a referência é à área da saúde, considerando o técnico radiologista e o médico radiologista. 

 

Em ambos os casos, o profissional domina as técnicas que exigem o uso da radiação, atuando na execução das atividades. Fazem parte do seu cotidiano a tarefas como ultrassonografia, radiografia, mamografia, densitometria, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

 

No caso do médico radiologista, é função do profissional também interpretar o resultado dos exames e técnicas. Cabe a ele também usar o conhecimento na radiação para realizar tratamento de diversas doenças.

 

Quais as áreas de atuação de um radiologista?

A radiologia pode ser dividida em duas vertentes principais: a radiologia de diagnóstico por imagem e a radiologia intervencionista. Cada uma está ligada a procedimentos diferentes com a técnica.

 

Enquanto a diagnóstica se subdivide em neurorradiologia, medicina interna, radiologia músculo-esquelética e radiologia torácica, seguindo as divisões de órgãos e sistemas do corpo, a intervencionista se subdivide em relação a procedimentos de intervenção, classificando-se em vascular, neurovascular, oncológica e outras.

 

No entanto, ambas as vertentes podem ser combinadas para que um diagnóstico seja feito de forma mais precisa. A atuação mais profunda nas áreas é feita pelo médico radiologista.

 

Já o técnico em radiologia pode costuma atuar no apoio a esses procedimentos, operando máquinas, realizando exames e processando imagens radiológicas. A parte operacional da radiologia pode ser feita pelo técnico, enquanto a análise crítica e estratégica do setor é geralmente destinada à atuação médica.

 

Como se tornar um profissional de Radiologia?

Como mencionado acima, há dois tipos de profissional de radiologia: o técnico em radiologia e o médico radiologista. Embora ambos atuem na mesma área principal, seu cotidiano de ação, a formação de ambas é bastante distinta.

 

Para se tornar técnico na área, é necessário realizar um curso técnico em Radiologia, com duração aproximada de dois anos, em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e obter o registro no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CONTER).

 

Já para atuar como médico, é necessário realizar a graduação completa em Medicina em uma instituição também reconhecida pelo MEC e cursar a residência médica na especialidade de Radiologia.

 

Quanto ganha um radiologista?

O salário médio de um técnico radiologista é de R$ 2.181,00 no Brasil. Para médicos radiologistas, a remuneração fica em torno de 15.841,00. Ambos os valores podem variar conforme uma série de fatores, como a especialização, a experiência do profissional e a região de atuação.

 

Encontre as melhores vagas no CN!

No Caderno Nacional, você encontra milhares de oportunidades para construir a carreira com que sempre sonhou! Confira as vagas de emprego disponíveis na nossa plataforma!

 

Faça parte do clube de carreiras e empregabilidade do CN e tenha acesso gratuito a cursos e ferramentas exclusivas: ead.cadernonacional.com.br.

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!