Quais linguagens de programação estão em alta e por quê?

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 08/08/2022. Atualizado em 23/05/2025

Tempo estimado de leitura:

Querendo evoluir na sua trajetória na tecnologia? Conheça as principais linguagens de programação em alta e os motivos para sua popularidade!

Para desenvolver cada produto tecnológico que utilizamos no nosso dia a dia, diversas linguagens de programação são usadas. Das soluções mais simples às mais complexas, todas contam com sistemas e códigos em diferentes linguagens, dependendo do objetivo buscado. Entender quais linguagens de programação estão em alta, portanto, é fundamental para fazer um bom trabalho como desenvolvedor.

Se no passado havia poucas opções de linguagens de programação, hoje o leque é extenso - e é imprescindível que programadores e desenvolvedores dominem mais de uma linguagem, dependendo de seu ramo de atuação. Continue a leitura e conheça as principais linguagens em alta neste ano e por quê.

Go


Com sintaxe semelhante à de C, Go é uma linguagem por compilação criada pelo Google. Ela conta com segurança de memória, um diferencial nos dias de hoje. Profissionais que dominam a linguagem apresentaram uma vantagem competitiva no mercado de trabalho para os próximos anos.

C#


Fundamental para aplicativos web e mobile, cada vez mais usados e sem previsões de redução, o C# tem sintaxe semelhante à de outras linguagens da família C, o que facilita o aprendizado. Também pode ser usada no desenvolvimento de jogos e programas para negócios, ramos que também seguem em ascensão.

Swift

Você tem produtos da Apple, como o iPhone ou o iMac? Saiba que o Swift é a linguagem mais recomendada na criação de aplicações para o sistema operacional iOS. É uma linguagem que exige menos conhecimento de programação e que segue sendo muito usada com a popularidade dos produtos Apple - ou seja, não tem como não estar em alta.

Ruby


Linguagem mais popular e usada no mundo corporativo, especialmente nas startups, Ruby é muito requisitada para
programadores que vão atuar neste modelo de negócio. Inclusive, a presença deles é indispensável em startups, que em sua maioria dependem bastante de tecnologia. Esse é o motivo forte para a popularidade e força da Ruby e explica por que vale a pena aprendê-la.

C


Linguagem mais antiga desta lista, C teve papel fundamental na construção de muitos programas e produtos que utilizamos atualmente, especialmente os que estão ligados à Internet das Coisas (IoT, ou
Internet of Things). Com a tendência de crescimento da IoF, é importante conhecer a linguagem C.

Java


Usado há 30 anos em servidores de projetos de todo o mundo, de apps para Android a Big Data, o Java tem papel consolidado no universo do desenvolvimento. Tudo que tem sua função já conhecida e estabelecida deve ser dominado, principalmente quando falamos de tecnologia. Por isso, assim como aconteceu nas últimas três décadas, profissionais que dominam Java seguirão sendo procurados.

Suas principais dicas sobre vida profissional estão aqui!


O Caderno Nacional é referência no Brasil quando o assunto é empregabilidade e conteúdo sobre vida profissional. Aqui você encontra notícias e textos informativos sobre assuntos variados relativos ao trabalho. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra
vagas de emprego disponíveis em todo o país!

Transforme conhecimento em resultado com nossos cursos EAD gratuitos. Comece agora em ead.cadernonacional.com.br. Lembre-se: é necessário fazer parte do clube de carreiras do CN.

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!