O sucesso de qualquer empresa está profundamente ligado à gestão de pessoas. Garantir a saúde do trabalho e a qualidade de vida dos funcionários é um dos papéis mais importantes do setor de Recursos Humanos. A área está relacionada às ações de recrutamento e seleção, remuneração e benefícios, capacitação, entre outras. Para atender todas essas ramificações com base em processos e dados, o Analista de Indicadores de RH se tornou um profissional essencial em empresas de todos os segmentos.
O que são indicadores de RH?
Os indicadores de desempenho do setor de Recursos Humanos, também conhecidos como KPIs (do inglês, “Key Performance Indicators”), são os critérios utilizados para medir o desempenho da equipe como um todo e de cada funcionário individualmente.
Sua principal função é dar embasamento para que o setor de RH consiga avaliar o trabalho feito dentro da empresa, bem como a satisfação dos funcionários, e entender o que pode ser feito para melhorar cada um desses aspectos.
Alguns dos indicadores, que serão monitorados pelo analista de indicadores de RH, são:
- Índice de seleção de funcionários
- Produtividade / Desempenho
- Aprendizagem
- Tempo médio de empresa
- Rotatividade
- Clima organizacional
- Folha de pagamento
- Custo de benefícios per capita
- Relação de horas trabalhadas x horas extras
- Investimento em treinamentos
- Retorno (ROI) por treinamento
- Retenção de talentos
- Absenteísmo (ausência do funcionário)
- Número de reclamações trabalhistas
Funções e áreas de atuação do Analista de Indicadores de RH
Entre as principais funções do profissional estão desenvolvimento e monitoramento dos indicadores mais relevantes para a empresa, de acordo com seu tamanho e segmento.
Nesta atribuição, é necessário desenvolver dashboards, relatórios e apresentações a respeito do tema, além de conseguir desenvolver os indicadores para encontrar soluções e formas de melhorar problemas existentes.
As áreas de atuação para o profissional são diversas, incluindo empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos ramos de atuação, organizações não-governamentais, escolas, entre outros. A principal diferença a respeito da atuação é identificar os KPIs mais adequados à empresa ou instituição de trabalho.
Perfil profissional para a área
Para atuar como analista de indicadores de RH, é fundamental ter domínio de temas relativos ao trabalho de Recursos Humanos e apresentar perfil analítico, capaz de verificar o cenário da empresa com base nos indicadores e extrair respostas e soluções. Facilidade com dados, índices e gráficos também é essencial para o sucesso no setor.
Características pessoais como boa comunicação, alta capacidade de concentração e observação detalhista também são importantes para um bom trabalho na área.
Remuneração
Um analista de indicadores de RH possui, no Brasil, a média salarial de R$3.100,00. Os valores podem ser maiores ou menores de acordo com a experiência e o nível do profissional. Outros fatores de peso para definir a remuneração são o segmento e o porte da empresa ou instituição.
Encontre seu trabalho como Analista de Indicadores de RH
Você conhece o Caderno Nacional? Um dos maiores portais de vagas do país, a plataforma contém mais de 20 mil vagas cadastradas em todo o Brasil para as mais diversas áreas de atuação. Encontre a oportunidade ideal para atuar como analista de indicadores de RH e fortaleça seu futuro profissional!
Conheça o clube de benefícios do Caderno Nacional e economize em saúde, educação e bem-estar: beneficios.cadernonacional.com.br.