Entre as diversas alterações e ajustes que a pandemia de COVID-19 trouxe para o cotidiano estão as mudanças nos formatos de trabalho. Home office, escala de , protocolos de segurança: todos esses temas fazem parte dos impactos da pandemia no trabalho. Saiba mais sobre o que podemos esperar sobre o tema para o futuro.
2020 e o mercado de trabalho
Quando a pandemia chegou ao Brasil, em março de 2020, praticamente todas as empresas e instituições tiveram de adaptar seu funcionamento e repensar suas formas de atuação no mercado.
Enquanto algumas empresas fecharam temporariamente, como foi o caso de restaurantes e escolas, outras se mantiveram em funcionamento remoto ou híbrido, apostando nas medidas de segurança como distanciamento, uso de máscaras e higienização constante dos espaços com álcool em gel.
O fechamento e a redução de operações em muitos setores resultaram em altas de desemprego durante o ano de 2020. Contudo, desde então, muitas empresas têm trabalho e se adaptado para manterem seus funcionários mesmo em períodos mais conturbados. Entre as principais formas de retenção de funcionários estão reajustes provisórios de salários, férias coletivas e eventual redução temporária de benefícios.
Dentro das possibilidades, as empresas têm adaptado também suas formas de trabalho para manter as atividades, crescer e manter os funcionários satisfeitos e em segurança contra a disseminação do vírus. Confira os principais formatos de trabalho em alta atualmente.
Alterações nos formatos de trabalho
As mudanças causadas pela pandemia envolvem principalmente a presença ou ausência de colaboradores no escritório ou espaço físico da empresa. Contudo, a alteração para o modelo remoto ou híbrido vai além da questão física: envolve novas habilidades e competências para o trabalho a distância, confiança nas novas relações de trabalho e muita cooperação entre as partes.
Presencial
O trabalho presencial pós-pandemia se mantém tanto para setores determinados como essenciais, como os da saúde e os alimentícios, quanto para outros ramos do comércio, de acordo com determinações de cada estado. Independentemente, o formato de trabalho envolveu mudanças como a adoção de protocolos de higienização e alterações de espaços físicos para cumprir o distanciamento social.
Além de mudanças espaciais, o trabalho presencial no contexto pandêmico exige a compreensão e empatia de todos os funcionários, já que o período pode proporcionar mais estresse para os indivíduos. A situação demanda, portanto, desenvolvimento pessoal de todos os colaboradores.
Confira vagas com atuação presencial:
Assistente Comercial - Rio de Janeiro / RJ
Remoto
Popularmente chamado de home office no Brasil, o trabalho remoto já era regulamentado no Brasil desde 2017, quando ocorreu a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). Com a pandemia, trabalhos que não precisavam ser realizados virtualmente passaram ao modelo remoto.
O trabalho neste formato, além de exigir muito comprometimento, disciplina e foco por parte dos colaboradores, demanda também boa comunicação entre as equipes e ferramentas de apoio para facilitar o trabalho virtual. Conforme o período de adaptação foi passando, muitas empresas começaram a considerar o trabalho remoto mesmo após o fim da pandemia.
Confira oportunidades para trabalho remoto:
Analista de Marketing Digital - Macaé / RJ
Atendente / Assistente Administrativo - Campinas / SP
Híbrido
O modelo híbrido mescla o trabalho presencial e o trabalho remoto, propondo o que se popularizou como “escala”. Isto é, alguns funcionários vão presencialmente durante um período da semana ou mês enquanto outros trabalham de casa e vice-versa.
Com isso, há a necessidade de adaptar as relações de trabalho: com a ausência de superiores e gestores, por exemplo, passa a ser fundamental que todos os funcionários desenvolvam mais autonomia e autogestão.
Em busca de vagas para trabalho híbrido? Confira no Caderno Nacional:
Analista de Infraestrutura - São José dos Campos / SP
Professor - Ensino Fundamental - Bauru / SP
Tendências para o futuro
Para os próximos anos, independentemente da situação da pandemia no Brasil, muitas empresas e corporações consideram manter o trabalho remoto ou híbrido para grupos de funcionários. Um relatório lançado pelo Glassdoor indica de 70% de seus funcionários considera o modelo híbrido ideal para um momento futuro, com vacinação avançada e retorno ao escritório.
Cursos e treinamentos a distância, bem como reuniões virtuais quando o assunto for de menor importância, também são tendências que devem permanecer mesmo com a normalização da pandemia.
Outras apostas fortes para o pós-pandemia são a normalização da higienização constante de espaços, incluindo a presença constante do álcool em gel em espaços públicos, e a criação de espaços de trabalho mais abertos e ventilados.
Oportunidades profissionais
Se você está em busca de emprego para esse momento do mercado, confira no Caderno Nacional! São mais de 20 mil vagas cadastradas em todo o país.