Fisioterapeuta - O que faz, salário, formação

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 21/06/2021. Atualizado em 23/05/2025

Tempo estimado de leitura:

O profissional de Fisioterapia está entre uma das profissões mais desejadas da área da saúde. Saiba mais sobre a carreira neste artigo!

Profissional da área da saúde, o fisioterapeuta tem papel fundamental no bem-estar de pessoas de todos os perfis e idades. Ele é responsável, entre diversas outras funções, por ajudar na recuperação e melhora de movimentos físicos de qualquer nível. Saiba mais sobre a carreira, a formação necessária para atuar, a remuneração média de fisioterapeutas no Brasil e confira oportunidades na área!

 

O que faz um fisioterapeuta?

De forma geral, um profissional de fisioterapia atua de forma a melhorar ou recuperar movimentos físicos de diferentes níveis e tipos. Os tratamentos e acompanhamentos feitos por fisioterapeutas ocorre por meio de exercícios físicos, massagens, pequenos treinamentos e tratamentos com variação de temperatura. Fazem parte das técnicas do profissional:

 

  • Aplicação de massagens
  • Definição e acompanhamento de exercícios físicos
  • Tratamento à base de calor e frio
  • Exercícios aquáticos

 

Além de atuar no tratamento de doenças e problemas motores, o fisioterapeuta trabalha para prevenir lesões e doenças ocupacionais em diferentes áreas. Dessa forma, o profissional pode direcionar sua carreira tanto ao aspecto preventivo quanto ao diagnóstico e terapêutico.

 

Fisioterapeuta - Nova Lima, MG, Brasil

Fisioterapeuta - Valinhos, SP, Brasil

 

O profissional pode trabalhar em diferentes áreas e especializações, uma vez que lesões e doenças musculares podem surgir por diferentes motivos. Além disso, um fisioterapeuta pode atuar tanto dentro de empresas e clínicas quanto de forma autônoma. Isso significa que cabe ao profissional escolher entre ser CLT ou PJ.

 

Entenda abaixo as áreas nas quais o fisioterapeuta pode atuar:

 

Ortopedia e traumatologia

O profissional que trabalha nessa área é responsável por atender pacientes com luxações, traumas ou fraturas, auxiliando no alívio da dor e na recuperação de movimentos gerais ou finos do paciente.

 

Saúde preventiva

Ao atuar na saúde preventiva, o fisioterapeuta tem como papel oferecer exercícios respiratórios, alongamento corporal e relaxamento muscular para seus pacientes. Os procedimentos têm como objetivo relaxar e fortalecer os músculos, corrigir postura proteger os membros de distensões, aplicar a força, entre outras funções.

 

Fisioterapia do trabalho

Nesta área, o profissional tem como função elaborar planejamentos de ginástica laboral e realizar os exercícios junto aos funcionários de forma a garantir a saúde e bem-estar de todos os trabalhadores. Ele também pode participar de exames admissionais, demissionais e de acompanhamento, além de sugerir melhorias e adaptações para o ambiente de trabalho.

 

Fisioterapia desportiva

O fisioterapeuta dessa área realiza o acompanhamento e condicionamento físico de atletas, ajudando a prevenir lesões e realizando tratamentos pontuais quando necessário. Pode atuar em clubes e equipes esportivas ou acompanhando individualmente um atleta.

 

Fisioterapia neurológica

Fisioterapeutas neurológicos atuam com pacientes que já tiveram derrame cerebral ou apresentam algum tipo de paralisia ou distúrbio neurológico. Seu papel é ajudar o paciente a reaprender movimentos e desenvolver a coordenação motora novamente.

 

Indústria de equipamentos

Por fim, um fisioterapeuta que atua na indústria de equipamentos ajuda na criação e no desenvolvimento de equipamentos utilizados para tratar pacientes e recuperar seus movimentos. Além disso, ele também pode realizar testes e avaliações em produtos e equipamentos que já existem, a fim de torná-los ainda melhores e mais modernos.

 

Fisioterapeuta - São Leopoldo / RS

Fisioterapeuta Intensivista - Fortaleza / CE

 

Como atua um fisioterapeuta?

O cotidiano profissional do fisioterapeuta pode variar de acordo com sua especialização e área escolhida. De forma geral, cabe ao profissional proporcionar o acompanhamento e o tratamento adequados para as necessidades do paciente, conforme a área de atuação e as necessidades de quem está sendo atendido.

 

Como se tornar um fisioterapeuta?

A atuação como fisioterapeuta exige formação em ensino superior no curso de Fisioterapia. O curso de graduação deve ser feito em uma instituição de ensino autorizada pelo Ministério da Educação. Além disso, o profissional também deve possuir registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) do estado onde reside.

 

Qual a formação de um fisioterapeuta?

A formação de um fisioterapeuta é direcionada à compreensão da saúde humana, com grande carga de ciências biológicas, incluindo disciplinas como:

 

  • Anatomia dos Sistemas
  • Biomecânica
  • Bioquímica
  • Controle Motor e Neurociências
  • Epidemiologia e Saúde Pública
  • Ergonomia e Ginástica Laboral
  • Fisiologia Aplicada à Atividade Motora
  • Neuroanatomia
  • Primeiros Socorros
  • Reeducação Funcional

 

Por tratar também de diversos perfis de pacientes, com diferentes necessidades, a formação do fisioterapeuta inclui disciplinas das Ciências Humanas, a fim de tornar o atendimento do profissional o mais humanizado e acolhedor possível.

 

Quanto ganha um fisioterapeuta?

A remuneração média de um fisioterapeuta pode variar conforme diferentes fatores, como sua área de atuação e a região onde trabalha. A média salarial nacional para profissionais de fisioterapia com alguns anos de experiência é de R$2.870,36, podendo chegar a R$5.205,84.

 

Oportunidades para fisioterapeutas

Está em busca de vagas para atuar como fisioterapeuta? Encontre as melhores oportunidades no Caderno Nacional: mais de 20 mil vagas disponíveis em todo o país!

Você sabia que pode fazer mais de 1.200 cursos gratuitos online? Acesse agora ead.cadernonacional.com.br e faça parte do clube de carreiras e empregabilidade do CN.

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!