Redes elétricas são indispensáveis para o funcionamento do mundo moderno. A eletricidade está em lâmpadas, televisões, computadores, smartphones e uma série de outros equipamentos que usamos todos os dias. Para garantir o bom funcionamento das redes elétricas, que permitem o funcionamento de todos esses utensílios, é fundamental o trabalho de um eletricista. Neste artigo do Caderno Nacional, saiba mais sobre a profissão, as áreas de atuação e o salário de um eletricista.
O que faz um eletricista?
Responsável pela instalação, pela manutenção e pelo aprimoramento de instalações elétricas de todos os tipos, tamanhos e complexidades, o eletricista é um profissional operacional. Fazem parte de suas atribuições a implementação, os reparos, as vistorias e as melhorias em aparelhos elétricos e eletrônicos, bem como nas redes de distribuição de energia elétrica.
Quais as áreas de atuação de um eletricista?
O eletricista pode se especializar tanto em instalação e conserto do sistema elétrico de equipamentos quanto na implementação e reparo de redes de distribuição de energia. No ramo de equipamentos, o profissional pode se especializar em, basicamente, qualquer utensílio ligado ao uso de energia elétrica: carros, aviões, navios, computadores, smartphones, televisões, eletrodomésticos, entre outros. Já na atuação em redes de distribuição, o profissional pode atuar em redes domésticas, industriais ou empresariais.
Em relação ao modelo de trabalho, o eletricista pode atuar de diversas formas e em diferentes tipos de instituição:
- funcionário interno de uma empresa;
- funcionário de empresas de manutenção;
- funcionário da indústria, em inúmeros segmentos;
- funcionário público, aprovado em concurso público;
- autônomo (PJ).
Como se tornar um eletricista?
Para trabalhar na área, é exigido diploma de curso superior ou técnico; mas costuma-se contratar profissionais com ensino médio completo e formação em curso técnico ou livre de elétrica. Profissionais com formação técnica em eletrônica também podem atuar na área.
O dia a dia do profissional pode incluir riscos; por isso, é fundamental que o eletricista saiba utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) de forma correta, conheça normas técnicas de elétrica e procedimentos de segurança e consiga manejar equipamentos como amperímetro e multímetro.
Quanto ganha um eletricista?
De acordo com o Portal Salário, a média salarial de um eletricista na cidade de São Paulo é de R$ 1.869,93. O valor é resultado de uma pesquisa do portal com dados oficiais do Novo CAGED. No entanto, o valor da remuneração pode variar conforme diversos fatores, como a região de trabalho, a experiência do profissional, a área de especialização e a formação do eletricista.
Vagas para eletricista no CN!
Está procurando por vagas de emprego para eletricista? O Caderno Nacional tem! No portal você encontra milhares de vagas disponíveis em todo o Brasil. As oportunidades ainda são gratuitas para profissionais que buscam o primeiro emprego e para pessoas com deficiência (PcD). Confira as oportunidades na nossa plataforma!