No dia 10 de outubro, celebra-se o Dia do Empresário Brasileiro. Há décadas é incontestável a importância do empresariado brasileiro para a economia e a sociedade: as empresas brasileiras, tanto grandes quanto pequenas, são responsáveis pela geração de milhões de empregos e por parte da inovação e da tecnologia no país. Neste artigo, abordamos a importância do empresário brasileiro e parabenizamos todos que vão em frente com suas ideias de negócio!
A confiança do brasileiro no empresariado
De forma geral, empresas e corporações são vistas como extremamente confiáveis pela maior parte da população. O tradicional estudo Edelman Trust Barometer, feito pela agência de comunicação Edelman, revela a confiança dos entrevistados em diferentes entidades. E, na versão de 2021, os dados são favoráveis ao empresariado.
De acordo com o estudo, entre as instituições pesquisadas, as empresas compõe a entidade mais confiável da sociedade, tanto no Brasil quanto globalmente. No nosso país, para 61% dos entrevistados as empresas são as instituições mais confiáveis, seguidas por ONGs (56%), pela mídia (48%) e pelo Governo (39%).
Além disso, o estudo revela que, no Brasil, as empresas são as únicas organizações consideradas competentes e éticas ao mesmo tempo. Isso se deve, entre outros fatores, à geração de empregos e à transparência que as empresas buscam ter com seus colaboradores.
Segundo a gerente geral da Edelman Brasil, Ana Julião, “nos últimos meses, o setor privado elevou sua credibilidade com a proatividade na luta contra a pandemia e com a descoberta de novos jeitos de trabalhar.”
Pequenos negócios e geração de empregos
Há outro forte motivo para parabenizar o empresário brasileiro neste mês de outubro: a geração de empregos no país se concentra na mão de micro e pequenos empresários atualmente, que também são maioria entre o empresariado no país.
Segundo dados do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgados pela Agência Brasil, com base nas estatísticas registradas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cerca de 72% dos empregos formais cadastrados em julho de 2021 foram gerados por micro e pequenas empresas. Como comparação, o saldo de empregos gerados no mesmo período por médias e grandes empresas foi de 23%.
Sobre o cenário atual das empresas no Brasil, como aberturas e fechamentos por região, tempo para abertura e outras questões relativas ao tema, é possível acessar a edição mais recente do Mapa de Empresas, relativa ao 1º quadrimestre de 2021, desenvolvido pelo Ministério da Economia.
O Caderno Nacional estreita seus laços com empresários brasileiros
Nós, do Caderno Nacional, sabemos profundamente da importância do empresariado brasileiro para a economia e o bem-estar social. Estreitamos cada vez mais a nossa relação com empresas, seus representantes e profissionais em busca de novas oportunidades, mediando a relação de trabalho que esses grupos buscam estabelecer.
Por esse motivo, desejamos um feliz Dia do Empresário Brasileiro a todos que acreditam em suas ideias de negócio, trabalham incansavelmente para fazer com que o trabalho cresça e prospere e buscam sempre por novas formas de contribuir com a sociedade brasileira.
Tenha acesso a ferramentas que vão além dos cursos: currículos inteligentes, trilhas e suporte de carreira. Comece em cadernonacional.com.br.