Nas últimas décadas, a população brasileira tem passado por uma mudança notória: uma trajetória de envelhecimento. De acordo com uma projeção divulgada pelo IBGE em 2018, 25% dos brasileiros terão mais de 65 anos até 2060. O aumento da expectativa de vida do brasileiro interfere diretamente no mercado de trabalho, destacando, inclusive, carreiras ligadas aos cuidados e à saúde de pessoas com idade avançada. É o caso da profissão de cuidador de idosos.
Neste artigo do Caderno Nacional, entenda quais as funções do profissional, sua formação, competências e remuneração média, além de conferir oportunidades para atuar na área em todo o país.
O que faz um cuidador de idoso?
De forma geral, o cuidador de idoso é o profissional responsável por garantir o bem-estar de um idoso em seu dia a dia, auxiliando em cuidados básicos da rotina. É seu papel acompanhar o idoso em atividades cotidianas, podendo estar presente tanto em cuidados diurnos quanto noturnos.
Como atua um cuidador de idosos?
A contratação de um cuidador de idoso pode ser feita tanto por pessoas físicas, como familiares de quem será cuidado, quanto por empresas especializadas no ramo, como asilos e casas de repouso. Durante a contratação são definidas exatamente as atribuições do profissional, mas, de forma geral, é seu papel:
- Auxiliar ou supervisionar a alimentação da pessoa cuidada;
- Dar banho ou supervisionar a higienização;
- Trocar roupas ou fraldas;
- Fazer companhia, distraí-lo e diverti-lo durante o dia;
- Ajudar na administração de remédios ou em outros cuidados simples com a saúde; entre outras.
Como se tornar um cuidador de idoso?
A atuação como cuidador de idoso no mercado de trabalho não exige diploma específico em alguma área. Contudo, há uma série de conhecimentos, habilidades e competências fundamentais para o exercício do trabalho, que podem ser adquiridos por meio de cursos profissionalizantes na área.
Ainda, o profissional que deseja atuar como cuidador de idosos pode ter formação em ensino superior em outras áreas relacionadas. Os cursos de graduação em Enfermagem, Gerontologia, Pedagogia e Assistência Social são alguns exemplos de carreiras que podem ser direcionados ao cuidado de pessoas idosas.
Cuidador de Idoso - Campinas / SP
Cuidador de Idoso - Belo Horizonte / MG
Cuidador de Idoso - Novo Hamburgo / RS
Quais as competências de um cuidador de idosos?
Para trabalhar com o cuidado de pessoas idosas, é necessário que o profissional reúna diferentes características ligadas à compreensão e aos cuidados de outra pessoa: paciência, carinho, responsabilidade, resiliência e pró-atividade são pré-requisitos para atuar nos cuidados com idosos em quaisquer condições.
Dependendo da idade e das exigências de saúde do idoso cuidado, pode ser importante que o cuidador de idosos tenha outros conhecimentos técnicos básicos ligados à saúde, como primeiros socorros.
Quanto ganha um cuidador de idoso?
A remuneração média de um cuidador de idosos pode variar conforme diferentes fatores, como a região onde atua e o fato de ter ou não cursos profissionalizantes. O salário médio nacional para profissionais de cuidados com idosos fica entre R$ 1440,00 e R$ 2,400 sem hora extra.
Como a profissão tem diferentes possibilidades, como a atuação em período noturno e a necessidade de cuidador por um período maior, os salários podem ser combinados conforme a atuação por hora ou, ainda, conter adicional noturno.
Oportunidades para cuidador de idoso
Se você procura oportunidades para atuar como cuidador de idosos, o Caderno Nacional é o seu lugar! Nosso portal de vagas inclui milhares de oportunidades em diferentes áreas, incluindo os cuidados com idosos, para você e todos os profissionais de outros setores.