Já pensou em trabalhar na área de Seguros? Com expansão nos últimos, o mercado de Seguros permite a atuação em diferentes cargos, como auxiliar administrativo, assistente comercial, corretor, analista e gestor. Neste artigo, saiba mais sobre as possibilidades de atuação, a formação necessária, os salários e o dia a dia de um corretor de seguros, profissional imprescindível para o ramo.
Qual a função de um corretor de seguros?
Responsável por fazer a intermediação entre um cliente e uma seguradora, o corretor de seguros atua na venda dos seguros das empresas para o cliente final. É seu papel entender a fundo as características de cada seguro para poder ofertar a melhor opção, bem como compreender e analisar as necessidades de cada cliente.
O corretor de seguros deve estabelecer um contato com seu cliente para entender do que este precisa. Em seguida, faz as cotações de seguros e oferece as melhores opções. Após a escolha do cliente, o corretor esclarece os termos das apólices e finaliza o processo de aquisição.
Para ser um bom corretor e fazer a venda, cabe a ele, além de ter domínio sobre os produtos, a função de avaliar as melhores opções de seguro para seu cliente, verificando e explicando os riscos aos quais o consumidor está exposto e os benefícios da contratação do seguro. Dessa forma, o profissional atua também como um consultor.
Após a venda, o profissional também atua com o suporte técnico, instruindo e ajudando os clientes em necessidades, ajustes e dúvidas que possam surgir em relação ao seguro.
Confira as carreiras disponíveis no CN para profissionais de Seguros:
Quais as áreas de atuação de um corretor de seguros?
Há diversas possibilidades de seguros com as quais um corretor da área pode trabalhar, tantas quantas um seguro pode proteger: seguro de vida, plano de saúde, consórcios, previdência, seguros para imóveis, aluguel de imóveis, seguros para automóveis, entre diversos outros. Existem 95 ramos de seguros classificados oficialmente no Brasil, organizados grupos como:
- Aeronáutico
- Automóvel
- Cascos
- Crédito
- Habitacional
- Marítimos
- Microsseguros
- Outros
- Patrimonial
- Pessoas – Individual
- Pessoas – Coletivo
- Riscos Especiais
- Riscos Financeiros
- Rural
- Saúde
- Transporte
O profissional pode atuar em escritório próprio, em empresas seguradoras, em organizações judiciárias (leilões) e em empresas de consultoria em seguros. Ainda, o corretor, devido aos anos de experiência com os produtos e sua venda, pode migrar para a parte de gestão e coordenação de seguradoras, bem como atuar prestando consultoria a seguradoras de forma autônoma.
Encontre oportunidades para atuar na área com o Caderno Nacional:
Como se tornar um corretor de seguros?
Atualmente, não existem exatamente cursos para ser corretor de seguros no ensino superior. No entanto, há cursos técnicos e livres que podem servir como diferencial para o profissional da área.
A atuação na área exige ensino médio completo e algumas especificações dentro da área de seguros. São eles a aprovação no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, feito pela Escola Nacional de Seguros (ENS), e a habilitação pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o órgão público que fiscaliza o mercado de seguros do Brasil.
Qual o salário de um corretor de seguros?
É difícil mensurar ao certo quanto ganha um corretor de seguros, uma vez que o profissional costuma receber um salário fixo e mais uma taxa adicional de corretagem. Cada estado oferece um piso salarial distinto e a taxa de corretagem costuma ser de 20% dos custos do seguro.
Vagas para corretor de seguros
Esta em busca de oportunidades para atuar no setor? Confira as vagas disponíveis em Seguros no Caderno Nacional! Com nossos planos, você se candidata para as melhores empresas e conta com o apoio da equipe CN para construir sua carreira como sempre quis.