Se a política e a economia são campos ligados há séculos, atualmente essa relação é ainda mais forte. Sejam contextos locais, sejam globais, qualquer ação econômica impacta diretamente a política e vice-versa. Desde fevereiro de 2022, o mundo acompanha o conflito Rússia x Ucrânia. Para além dos fatores humanitários, a guerra na Ucrânia impacta a geração de empregos no Brasil e em outros países.
Entender a influência de um conflito local, regional, nacional ou global ao redor do planeta envolve conhecimentos diversos, como geopolítica, macroeconomia, história, entre outros. Este caso, por envolver uma guerra entre um país maior e mais influente (Rússia) e um país com bastante proximidade do outro (Ucrânia), exige ainda mais atenção para perceber os impactos em um terceiro país - o Brasil.
Diversas organizações e entidades têm medido as consequências da Guerra na Ucrânia para a economia e a empregabilidade de outras nações, como foi o caso da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a IDados e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao longo deste artigo, entenda melhor quais os impactos da guerra no mercado de trabalho brasileiro e mundial e o que se pode esperar para o futuro próximo.
Consequências para o mercado brasileiro
Segundo o levantamento da FGV e também considerando a projeção da consultoria IDados, baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o cenário encontrado no Brasil pode ser de estagnação no mercado de trabalho e fraca recuperação do emprego no país.
Um dos destaques apontados pela mídia e pontuados pelo economista Tiago Cabral em entrevista à CNN é o embargo ao petróleo russo o qual “já gera alta nos preços do insumo. Precisamos lembrar que grande parte da nossa economia depende dos modais rodoviários, que precisam de combustível”, afirmou.
Ainda, segundo o estudioso, a produção de riquezas do país só deve crescer 0,3% em 2022. Ele explica: “são vários canais de impacto da guerra no Brasil, de forma direta e indireta. As commodities não param de subir devido aos conflitos, por exemplo. Consequentemente, o preço para o consumidor interno do país aumenta e isso gera um menor consumo, ou seja, uma retração econômica”.
Considerando os fatores em que a Guerra na Ucrânia pode interferir e ainda as dificuldades econômicas que o país já vem enfrentando nos últimos anos, é possível prever impactos em diferentes setores.
Segundo o economista Rodolpho Tobler, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, além do comércio e dos serviços, “a indústria, por dificuldades na obtenção de insumo, alta de preços impactados pela alta do combustível, pode ser o destaque negativo”, disse.
Dessa forma, não só empregos diretamente oferecidos pela área da Indústria, como outros que lidam com ela diretamente, como engenheiros e profissionais de logística, podem sofrer as consequências da retração econômica causada pela guerra.
Impactos no emprego mundial
Uma pesquisa feita pela Organização Internacional do Trabalho se debruça na perda de empregos e na quebra da economia ucraniana. Segundo o relatório divulgado, cerca de 4,8 milhões de empregos foram perdidos na Ucrânia até maio de 2022, quando o levantamento foi publicado.
Ainda de acordo com as informações do documento, se o conflito continuar, a crise na Ucrânia pode resvalar em países próximos, como Eslováquia, Hungria, Moldávia, Polônia e Romênia. Isso porque refugiados ucranianos serão forçados a permanecerem no exílio e, consequentemente, exercerão mais pressão sobre o mercado de trabalho e os sistemas de bem-estar social dos demais países.
Por fim, a interrupção econômica e empregatícia que recai também sobre a Federação Russa impacta gradualmente alguns países da Ásia Central que têm fortes relações com a capital Moscou, como o Cazaquistão, o Quirguistão, o Tajiquistão e o Uzbequistão.
Informação sobre o universo do trabalho
O Caderno Nacional é referência em empregabilidade e conteúdo sobre trabalho e vida profissional. Aqui você encontra notícias e textos informativos sobre temas diversos relacionados ao assunto. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país!
Dê o próximo passo na sua carreira com o diagnóstico gratuito do Caderno Nacional. Descubra seus pontos fortes em diagnostico.cadernonacional.com.br.