Biomédico - O que faz, salário, formação

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 29/11/2021. Atualizado em 23/05/2025

Tempo estimado de leitura:

Neste artigo, saiba as principais informações sobre a profissão de biomédico: áreas de atuação, atribuições, formação necessária e média salarial.

A Biomedicina é um dos ramos da área da Saúde e tem ganhado cada vez mais espaço dentro do mercado de trabalho. Com a evolução da Tecnologia e da Medicina nas últimas décadas, tem se intensificado a necessidade de profissionais qualificados voltado à pesquisa e ao desenvolvimento de conhecimento dentro da saúde humana. Essa é a função do biomédico, profissão tema deste artigo do Caderno Nacional! Conheça mais sobre as atribuições do profissional, suas possíveis áreas de atuação, sua formação e seu salário médio no Brasil.

 

O que faz um biomédico?

O biomédico é um profissional direcionado à pesquisa sobre a saúde humana e ao desenvolvimento de soluções para enfermidades e condições específicas. Dessa forma, ele estuda a interação do corpo humano com corpos estranhos, fazendo a identificação, a classificação e o estudo desses micro-organismos, como bactérias, vírus, células alteradas e outros.

 

Não faz parte do dia a dia do profissional o atendimento a pacientes, a realização de cirurgias ou a prescrição de medicamentos. Em linhas gerais, o biomédico trabalha nos “bastidores” da Medicina, criando soluções e teorias e buscando respostas para as diversas condições do corpo humano.

 

Quais as áreas de atuação de um biomédico?

O profissional pode atuar em diversos ramos ligados à saúde humana e a Medicina. De acordo com o site oficial do Conselho Federal de Biomedicina, há 35 habilitações para o profissional da área, entre elas: 

 

  • análises ambientais;
  • análises bromatológicas;
  • análises clínicas;
  • banco de sangue;
  • biologia molecular;
  • citologia oncótica;
  • genética;
  • imagenologia;
  • indústrias; e,
  • reprodução humana.

 

Assim, atuam no desenvolvimento de medicamentos e vacinas, no estudo de alimentos e da relação entre eles e o organismo ou, ainda, na área de genética, em suas variadas possibilidades de análise.

 

Sendo um profissional com vasta formação, reunindo conhecimentos importantes para a área de saúde, o biomédico ainda pode direcionar sua carreira para outros setores, como perícia criminal, biologia molecular, bioquímica, saúde pública, entre outras.

 

Como se tornar um biomédico?

Para trabalhar como biomédico, é necessário realizar a graduação completa em curso de Biomedicina ofertado por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, como ocorre em outras profissões da área da saúde, é necessário obter registro no conselho regional da profissão.

 

Quanto ganha um biomédico?

A remuneração média de um biomédico no Brasil é de R$ 2.713,00, uma média relativamente alta dentro do mercado de trabalho. O salário pode variar conforme o tempo de experiência, a região do país onde ele trabalha, a área de atuação do profissional e sua especialização.

 

Oportunidades profissionais no CN!

Está procurando por novas oportunidades? O Caderno Nacional tem! No portal você encontra milhares de vagas disponíveis em todo o Brasil. As vagas são gratuitas para profissionais que buscam o primeiro emprego e para pessoas com deficiência (PcD). Confira as oportunidades na nossa plataforma!

Amplie sua qualificação com cursos gratuitos e certificações reconhecidas. Saiba mais: ead.cadernonacional.com.br.

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!