Alunas de Taubaté criam app para conectar empreendedoras

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 05/05/2022. Atualizado em 05/05/2022

Tempo estimado de leitura:

Saiba mais sobre a iniciativa das jovens do interior de São Paulo neste artigo do Caderno Nacional!

Que a juventude é um dos recursos mais preciosos para o progresso do mercado de trabalho não é novidade. No entanto, nos últimos anos, estudantes têm se mostrado cada vez mais importantes para a inovação e a criação de novas ferramentas e técnicas valiosas para o mercado de trabalho. 


Recentemente, uma das novidades lançadas por estudantes foi o app iVitrinas, desenvolvido por jovens mulheres estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec), no campus de Taubaté (SP), e participantes também do curso de extensão Escola de Inovadores do Centro Paula Souza (CPS).


Criado para estimular o empreendedorismo feminino, entre outros objetivos, o aplicativo iVitrinas é direcionado para empreendedoras a fim de que elas possam divulgar seu trabalho, buscar produtos e serviços e, principalmente, acessar conteúdos informativos sobre mercado de trabalho e empreendedorismo.


Neste artigo do Caderno Nacional, você confere mais informações sobre a criação das jovens, o funcionamento do app e o cenário do empreendedorismo no Brasil. Continue a leitura!


Sobre o iVitrinas


Em seu site, o iVitrinas é descrito como uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino. A ideia é que, nesse espaço, mulheres possam divulgar os produtos e/ou serviços que comercializam, fortalecendo sua presença no mercado de trabalho.


Além disso, a iniciativa tem como objetivo estimular essas empreendedoras a darem os primeiros passos na criação de suas empresas, buscando a formalização do trabalho e possibilidade de crescimento e escalabilidade.


Uma iniciativa de tamanho impacto social tem não só a tecnologia por trás, mas principalmente o olhar visionário e o desejo de mudança de mulheres. As estudantes que estão por trás dessa rede de apoio ao empreendedorismo feminino são:

  • Natalha Roberto: Co-CEO, fundadora e idealizadora do projeto e cientista social;
  • Bruna Souza: Co-CEO, CTO, fundadora e idealizadora do projeto e desenvolvedora;
  • Camila Roberto: Fundadora e CIO do projeto e cientista da informação;
  • Ana Beatriz: Cientista de Dados e Desenvolvedora Back-end.


Entre os diferenciais do aplicativo estão o uso intuitivo com diferentes finalidades e o estímulo ao consumo consciente. O cadastro no aplicativo permite: o compartilhamento de produtos e serviços para prospecção de clientes; a publicação rápida e fácil via app, o acesso a informações sobre abertura de empresa; e, por fim, a possibilidade de receber doações de clientes e parceiros, fortalecendo a rede de apoio.


Cenário do empreendedorismo feminino no Brasil


De acordo com informações do Sebrae divulgadas em 2018, as mulheres são 48% dos empreendedores do país, um número bastante expressivo e pouco divulgado dentro do mercado de trabalho, que ainda se pauta em uma predominância masculina. Com um futuro promissor, o aplicativo iVitrinas se pauta em um mercado em crescimento e, no entanto, ainda com muito a desenvolver.


Artigos e notícias sobre trabalho e vida profissional


Está procurando notícias, artigos e reflexões sobre o universo do trabalho? Continue de olho no Caderno Nacional! Aqui você encontra textos informativos sobre temas como mercado de trabalho, carreira, bem-estar profissional, entre outros. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!